Esclarecemos aqui algumas dúvidas sobre o Contrato para criopreservação de Células-Tronco Hematopoiéticas do Sangue de Cordão Umbilical e Placentário da Clínica Hemovida.

Com as dúvidas sanadas você terá mais condições de decidir sobre a criopreservação das células conosco.

  • Como é feito a Criopreservação das células do cordão umbilical e placentário?

A criopreservação realizada na Hemovida, segue os mais rígidos padrões de atendimento às Normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), portanto, a segurança é máxima.

  • Como é realizada a coleta destas células?

Após feito o contrato com a Clínica, os profissionais ficam de plantão para atender a gestante a qualquer hora do dia ou da noite.

Já na sala de parto será coletado, da parturiente, um material para realização da sorologia completa da mesma com o intuito de identificar a presença de algumas doenças, como: Hepatite, HIV, Doença de Chagas entre outras. Em seguida, o material é encaminhado para o laboratório para a realização do mesmo.

Quando o bebê nasce, é realizado pela equipe médica o clampeamento do cordão, separando-o da mãe, e é neste momento que o profissional da Hemovida realiza a coleta deste sangue presente no cordão. Este procedimento é totalmente estéril e indolor.

Após a coleta do sangue de cordão, é realizada a retirada da placenta e entregue ao profissional para que o mesmo retire, também, sangue da placenta.

Terminado os procedimentos, esta bolsa de sangue, é encaminhada à Clínica onde será realizado o processamento das células.

  • Como é feito o pagamento?

O pagamento deve ser realizado no ato da realização do contrato. É cobrado do cliente, a coleta e o processamento do sangue. Se for realizado a criopreservação, será cobrado a anuidade destas células, isto ocorre no ano seguinte na data que foi realizada a coleta deste sangue.

Estes valores podem ser parcelados de acordo com a tabela da Clínica.

  • Quem pode ser o responsável pelo material?

O contrato deve ser assinado por ambos.

Para o responsável financeiro, deve-se escolher entre ambos, quem será o responsável pelas finanças deste contrato.

Se o contrato for assinado unicamente pela mãe ou pelo pai, quando de pais separados ou solteiros, serão estes os responsáveis tanto financeiramente quanto da decisão do que fazer em relação as células.

  • Estas células podem ser doadas a outras pessoas?

Sim. Se for autorizado pelos pais da criança que estas células sejam utilizadas por outras pessoas não haverá nenhum impedimento da Clínica. O que tem que ser feito é que o doador-receptor sejam compatíveis, e os exames solicitados pelo médico assistente, será pago pela família que tem as células criopreservadas.

  • Estas células podem ser doadas a outro Banco de Células?

Não. Caso tenha contrato conosco, não poderá ser feito esta doação, pois os bancos de sangue não aceitam material que venha de outros bancos, com o intuito de manter a segurança e rastreabilidade das amostras coletadas e armazenadas. Isto acontece, também, ao contrário, ou seja, a Clínica não aceita a transferência de material vindo de outro local.

  • Posso desistir do material criopreservado?

Sim. Para isso é necessário que o casal solicite por escrito a rescisão de contrato conosco. Esta rescisão deve ser feita até um mês antes de vencer a anuidade, para que não seja cobrada a mesma. Após pedido de rescisão será formalizado o mesmo e o casal terá a opção de doar ou desprezar as células criopreservadas na Hemovida. Caso o casal opte por desprezar as células, o procedimento é feito com segurança e seguindo as normas sanitárias.

E então, conseguimos tirar algumas de suas dúvidas? Se ainda tem dúvidas, nos procure, estamos de braços abertos para começarmos uma parceria de sucesso.