A criopreservação consiste no armazenamento do sangue de cordão umbilical e placentário logo após o nascimento do bebê. Traz esperanças no tratamento de doenças hematológicas e oncológicas. Isto é justificável, pois o sangue de cordão umbilical possui um potencial terapêutico para o tratamento destas doenças.

O QUE É O SANGUE DE CORDÃO UMBILICAL E PLACENTÁRIO (SCUPA)?

É o sangue que circula no cordão umbilical e na placenta e são responsáveis por carregar nutrientes e oxigênio até o feto. É rico em células-tronco. Nele, encontramos os elementos do sangue:

  • Glóbulos vermelhos,
  • Glóbulos brancos,
  • Plaquetas,
  • Plasma.

Estas células-tronco são células que possuem a capacidade regenerativa e quando há o transplante das mesmas, elas se proliferam e se diferenciam na medula óssea, formando novas células.

QUAL A UTILIZAÇÃO DO SANGUE DE CORDÃO UMBILICAL E PLACENTÁRIO (SCUPA)?

Atualmente, é o tratamento para algumas doenças que causam disfunções hematológicas, sendo: leucemias, linfomas, mielomas.

ALGUMAS DÚVIDAS SOBRE A CRIOPRESERVAÇÃO DO SANGUE DE CORDÃO UMBILICAL E PLACENTÁRIO (SCUPA):

  • Por que armazenar o sangue do cordão umbilical do bebê? 

No sangue de cordão umbilical e placentário encontramos um grande número de células tronco, que são importantes no transplante de medula óssea.

 

  • Por quanto tempo estas células podem ficar armazenadas?

Estudos dizem que podem ficar até 20 anos criopreservadas

 

  • Qual o volume mínimo para que o sangue de cordão umbilical e placentário seja criopreservado?

       Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), é necessário ter um               volume mínimo de 70 ml e/ou uma celularidade de 500 milhões de células.

 

  • Como é realizado o transporte deste sangue coletado até a HEMOVIDA?

Após a coleta, este sangue é armazenado em caixa térmica, refrigerada e com termômetro que irá registrar a temperatura durante todo o percurso até a chegada na HEMOVIDA.

 

  • Como é feito o contato com a equipe de coleta nos finais de semana e feriados?

A HEMOVIDA conta com coletadoras de plantão. Caso a gestante entre em trabalho de parto ou uma cesárea de urgência, será disponibilizado aos familiares o telefone de plantão que está disponível 24 horas.

Somos informadas diariamente sobre os clientes e a data prevista do parto.

 

  • Como é realizada a coleta de sangue de cordão umbilical e placentário?

A coleta é realizada logo após o nascimento do bebê, tanto em parto normal quanto cesárea.

Logo após o nascimento, o cordão é clampeado, cortado e separado do bebê. O profissional coletador entra em campo e puncionada este cordão, onde este sangue será drenado para uma bolsa específica para este procedimento. Após o término desta coleta é retirado a placenta e entregue ao mesmo para retirada do sangue da placenta, para que seja colocado junto ao sangue de cordão umbilical. 

A mãe e o bebê não são expostos a nenhum risco.

Todo o procedimento e material utilizado são estéreis, apirogênico e descartável.

 

  • O que é a HEMOVIDA e como funciona?

A HEMOVIDA é uma clínica localizada na cidade de GOIÂNIA-GO, que nasceu em 2004 e é especializada em coleta, transporte, processamento e criopreservação de células-tronco.

A HEMOVIDA conta com médicos e enfermeiras treinadas e capacitadas para realizarem este trabalho com ética, compromisso e responsabilidade que o mesmo exige.

A Clínica está aberta de segunda a sexta-feira das 8:00 às 18:00h. Aos finais de semana e feriados, o atendimento é realizado através do telefone de plantão, onde a equipe técnica está disponível 24 h por dia.

Tem dúvidas contratuais? Visite nossa página de Perguntas Frequentes sobre nosso contrato.

PERGUNTAS FREQUENTES